CENTRO CULTURAL E RECREATIVO CRISTÓVÃO COLOMBO – REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIAL LIVRE/ 2025
2º SEMESTRE
I – DA FINALIDADE
Art. 1º O Campeonato de Futebol Social Livre do ano de 2025 tem como objetivo a integração dos associados e dependentes do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, visando o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem sadiamente disputada entre os participantes.
II - DA PARTICIPAÇÃO e INSCRIÇÃO
Art. 2º Para a participação no Campeonato de futebol social livre do ano de 2025, exige-se a condição de associado do atleta, o qual deverá, da data de inscrição, até o término do campeonato, apresentar a condição de associado “apto” a frequentar o clube, além de não possuir contra si, durante o torneio, penalização advinda das comissões temáticas do clube.
Art. 3º A confirmação da inscrição de cada equipe que pretenda participar do Campeonato se dará através de sua presença e participação no jogo da primeira rodada do Campeonato, em dia e horários previamente marcados e divulgados pela diretoria de esportes, através de avisos afixados nos murais do Cristóvão, bem como através do site do clube.
Art. 4º Para se validar a inscrição da equipe no Campeonato, além da presença e participação na primeira rodada, exige-se o mínimo de 10 (dez) atletas por equipe e, em caso de não preenchimento do referido número de atletas, a referida equipe, automaticamente, não será inscrita e não poderá participar, doravante, do Campeonato, considerando-se como desistência da equipe.
Art 5º As equipes poderão inscrever o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 16 (dezesseis) atletas para a participação no Campeonato, até 13/09/2025.
Parágrafo único: Cada equipe poderá, além dos atletas, nos números mínimo e máximos acima delimitados, inscrever técnicos, os quais, inclusive, podem ser atletas inscritos em outras equipes, no número mínimo de 1 (um) e máximo de 2 (dois) durante o Campeonato, com a exigência de participação de apenas 1 (um) técnico por partida, com limite de inscrição de também até 13/09/2025.
Art. 6º O atleta participante, inscrito em determinada equipe, fica a ela vinculada durante todo o Campeonato, ficando expressamente impedido de disputar partidas por outras equipes até o término do Campeonato.
Parágrafo único: O Técnico poderá se inscrever em várias equipes. Contudo, caso seja expulso em uma das equipes, cumprirá punição em todas em que estiver inscrito, como técnico ou jogador, na rodada posterior à penalização.
Art. 7º Exige-se, para a participação no Campeonato, que o atleta tenha nascido até o ano de 2010.
III – DAS EQUIPES E ATLETAS
Art. 8º Cada partida será disputada por duas equipes, cada uma composta por, no máximo, 07 (sete) jogadores, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro, e, no mínimo, 05 (cinco) jogadores para iniciar a partida.
Parágrafo único: A partida será dividida em dois tempos, com duração de, no mínimo, 30 (trinta) minutos, o qual poderá ser extendido por critério do árbitro e intervalo, entre os tempos, de 10 minutos.
Art. 9º Nenhuma partida deverá ser iniciada com menos de 05 (cinco) atletas por equipe, bem como prosseguir se uma das equipes ficar reduzida a 04 (quatro) atletas, por qualquer motivo que seja.
Parágrafo único: A equipe que, no decorrer de uma partida, ficar reduzida a menos de 05 (cinco) jogadores será considerada perdedora, pelo placar de 1X0, caso esteja vencendo ou empatando a partida. Caso esteja perdendo a partida, será mantido o resultado do momento da paralisação.
Art. 10 As equipes serão obrigadas a participar de, no mínimo, 40 (quarenta) minutos da jogo. Não obtendo este tempo, a equipe será perdedora por W.O.
Parágrafo único: Se uma partida for interrompida antes do período acima, por más condições do campo de jogo, esta será reiniciada posteriormente do momento da sua paralisação. Após este tempo, o resultado será mantido. Os cartões amarelos e vermelhos e os gols serão mantidos.
Art. 11 Estabelece-se que, no caso de uma equipe inscrita no Campeonato de Futebol Social Livre do ano de 2025, ao seu final, deixar de existir, os atletas a ela pertencente ficarão limitados a se inscrever, no Campeonato ou Copão posterior ao encerramento da equipe, até o máximo de 02 (dois) atletas por equipe, seja ela uma nova equipe, não inscrita no Campeonato anterior, ou uma equipe já existente.
IV- DOS UNIFORMES
Art.12 Para poder participar da partida, os atletas deverão se apresentar devidamente UNIFORMIZADOS, o que consiste em:
a) camisas idênticas, incluindo-se a isso cores, patrocínios e outros detalhes;
b)na parte de trás da camisa, apresentarem números diferentes, não se permitindo dois atletas jogarem com o mesmo número, com exceção dos goleiros;
c) calções idênticos, incluindo-se a isso cores, patrocínios e demais detalhes;
d) meias do mesmo modelo, marca e cor;
e) existe a possibilidade de utilização de meias “antiderrapantes” abaixo dos meiões (ex: meias Prosocks e afins), desde que da mesma cor da meia utilizada pela equipe, a qual poderá apresentar pequenos detalhes em outras cores, de modo a não descaracterizar a harmonia das meias.
f) os goleiros poderão utilizar camisas, calções e meias de cores diversas, sem a necessidade de pertencer ao mesmo modelo e marca dos utilizados pelos demais atletas, inclusive não sendo obrigatória a utilização de número na camisa.
g) caso o uniforme de algum atleta rasgue, ou perca o símbolo, número ou patrocínio, durante a partida, o que resulte na diferenciação de seu uniforme em relação aos demais atletas, este deverá informar o árbitro da partida, o qual relatará na súmula, a fim de evitar punição à equipe.
Art. 13 Os atletas que não estiverem devidamente uniformizados, conforme as regras acima, e participarem da partida, após relato na súmula pelo árbitro do jogo, serão encaminhados para a Comissão de Futebol, a qual poderá penalizar a equipe com a perda dos pontos eventualmente conquistados na partida, os quais serão repassados ao adversário.
Art. 14 Os atletas deverão participar de cada partida calçando, obrigatoriamente, tênis de futebol social, sendo terminantemente proibida a utilização de chuteiras de campo oficial, com travas.
Parágrafo Único: Caso seja observada a utilização de chuteira de trava, o atleta será orientado a trocar o calçado e, caso se recuse e continue no campo de jogo, será direcionado à comissão de esportes, para apuração de infração e eventual perda de pontos de sua equipe.
Art. 15 Quando duas equipes jogarem com uniformes iguais ou semelhantes, a equipe visitante trocará as camisas pôr outras fornecidas pelo clube, de modo a diferenciar da equipe mandante.
Art.16 Os árbitros usarão obrigatoriamente uniformes completos, cujas arbitragens e comportamentos em todos os jogos serão alvo de apreciamento e julgamento pôr parte da Comissão de Julgamento de Futebol.
Paragrafo único: O comportamento e atitude dos arbitros serão alvo de apreciação da comissão de julgamento de futebol.
V – DAS PENALIDADES
Art. 17 Se um atleta ou técnico estiver em situação irregular, seja por suspensão por cartão, ou penalização por comissões, ou ausência de inscrição, e participar da partida, a equipe a que ele pertence perderá os pontos, caso tenha conquistado, e o atleta será encaminhado à comissão de esportes, para apuração de eventual punição.
Art. 18 Os atletas ficam proibidos de trocar de calção dentro do campo de jogo. Assim agindo, será relatado em súmula e o atleta será direcionado à comissão de esportes, para apuração de eventual penalização.
Art. 19 As transgressões e infrações ficam subordinadas às regras do futebol social, ficando divididas em: faltas técnicas, faltas pessoais e faltas disciplinares, as quais serão punidas pela arbitragem do jogo, havendo acúmulo entre as faltas individuais e coletivas.
Art. 20 Os atletas poderão ser penalizados com cartões amarelos e cartões vermelhos, a critério da arbitragem.
Parágrafo Primeiro: Cartão Amarelo – A cada 03 (três) cartões amarelos, o atleta ficará suspenso por 01 (uma) partida.
Parágrafo Segundo: Cartão Vermelho – A cada cartão vermelho recebido, o atleta será expulso do jogo e automaticamente suspenso da primeira ou próxima partida de sua equipe, além de que será julgado pela Comissão de Julgamento de Futebol, oportunidade em que poderá ter a sua suspensão aumentada, bem como ser direcionado, se for o caso, à comissão de família.
Parágrafo Terceiro: A comissão de futebol poderá aplicar, ao atleta infrator, penalização em dias, nos quais o atleta ficará impossibilitado de participar do campeonato durante o período.
Parágrafo Quarto: O atleta que for impedido por data não poderá participar de nenhum campeonato que esteja inscrito.
Parágrafo Quinto: A comissão de julgamento, poderá excluir a equipe que entregar jogo ou começar a fazer gol contra para cair em outra divisão.
Art. 21 Serão zerados os cartões amarelos para as Quartas de Final. Se um atleta receber o 3º cartão amarelo na última rodada da segunda fase ou segundo turno o mesmo ficara impedido por 1 (uma) partida.
Art. 22 O atleta que cometer 05 (cinco) faltas individuais durante um jogo deverá ser substituído por outro atleta, não podendo retornar ao campo de jogo, até o término da partida, sob pena de a equipe a que ele pertence perda e pontos eventualmente conquistados.
Art. 23 A equipe que cometer 07 (sete) infrações coletivas por período de jogo será penalizada, a cada infração do mesmo período, com tiro livre, sem barreira, por parte do adversário, em local específico, cobrado pôr qualquer atleta da equipe adversária.
Art. 24 Qualquer irregularidade dos itens acima deverá ser comunicada ao árbitro, pelo representante da equipe interessada, antes do término do jogo e anotado na súmula.
Art.25 Após o jogo, o responsável de cada equipe, poderá se dirigir até a mesa do representante para conferir e assinar a súmula, com relação a cartões aplicados e gols marcados.
Art. 26 Toda decisão proferida pela Comissão de Futebol é passível de recurso, o qual deverá ser elaborado pelo atleta penalizado, pela via escrita, direcionado à própria Comissão de Futebol, a ser protocolado na secretaria do clube, até o dia da próxima reunião da Comissão, garantindo-se a ampla defesa e o contraditório.
Art. 27 A Comissão de Futebol, após receber o recurso, abrirá vista a todos os seus membros e proferirá seu parecer final, sendo o recorrente intimado da decisão posteriormente, da qual não caberá mais recurso.
Art. 28 Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos em primeira instância pela Comissão de Julgamento de Futebol, em Segunda instância pela Diretoria de Futebol, e, em terceira instância, pela Diretoria do Clube.
Art. 29 A Comissão de Julgamento de Futebol se reunirá toda Segunda-feira, a partir das 19.00hs, salvo em casos excepcionais, em que será designada para outra data, a critério da Diretoria do Clube, em local indicado na Sede Campestre do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo.
VI - DO W. O.
Art. 30 Será constituído o W.O no caso de a equipe não se apresentar, como mínimo de 5 (cinco) atletas no horário estabelecido para a partida, observando-se a tolerância máxima de 15 (quinze) minutos, contados da hora marcada para início de cada partida.
Parágrafo Primeiro: No caso de caracterizado o W.O, os atletas que estiverem constados como presentes na súmula da partida, até o horário permitido, não poderão se inscrever por outra equipe até o final do Campeonato.
Parágrafo Segundo: Já os atletas inscritos que não constarem na súmula como presentes sofrerão a penalidade do próximo Campeonato livre 2º semestre, não podendo ser inscritos.
Parágrafo Terceiro: Os resultados das partidas pretéritas disputadas pelo time que sofreu W.O serão anulados dentro da fase em que se deu o W.O, inclusive os gols. Os cartões amarelos e vermelhos dos atletas, por sua vez, serão mantidos.
VII - DA TABELA e HORÁRIOS
Art. 31 A programação oficial do Campeonato de Futebol Social Livre / 2025, como a tabela dos jogos, os respectivos horários e campos, serão determinados pela Coordenação do Campeonato, cujos jogos serão realizados aos Sábados a tarde, podendo ser marcado jogos durante a semana a noite e feriados, em casos excepcionais, a serem definidos pela Comissão de Futebol e/ou Diretoria do Clube.
- Horários dos Jogos
Sábado
13:45 horas
15:00 horas
16:00 horas
17:00 horas
· Haverá tolerância máxima de 15 (quinze) minutos para o início dos jogos, contados dos horários acima estabelecidos. Não estando uma das equipes com o número mínimo de atletas dentro do prazo tolerável, esta será penalizada com o W.O.
· Toda Rodada divulgada e adiada, passará para a última rodada. Todo jogo divulgado não poderá haver a troca nem de dia e nem de horário. Toda rodada adiada será remarcada para data posterior, em dias e horários determinados pela Comissão organizadora do Campeonato, a qual informará as equipes e atletas através dos meios oficiais de comunicação.
VIII – DAS DIVISÕES e FORMATO DO CAMPEONATO
Art. 32
1º DIVISÃO:
1º FASE: Turno unico, jogando todos contra todos, classificando-se as 8 primeiras colocadas para a 1ª divisão e o restante para a segunda divisão.
EQUIPES: ABZALÃO; AUDTEC CONTABIL; BATE BOLA / FN CONTABILIDADE; CACHAÇAMBA; CESÃO CCR; COMBOIOS; FUTMAIS; GOLDEN GOL; HYSBORNIA; KATADOS; TIO FÁ; VIDROMAX; VIDROMAX/PISTÃO TRAVADO; RESENHA FC.
2ª FASE:
Grupo A Grupo B
1ª col. 2ª col.
4ª col. 3ª col.
6ª col. 5ª col.
8ª col. 7ª col.
Jogarão dentro do grupo, classificando-se as duas primeiras colocadas de cada grupo para a 1ª divisão série A e as restantes para a 1ª divisão série B.
Semi Final:
Série A:
jogo 1: 1ª col. Grupo A x 2ª col. Grupo B
Jogo 2: 1ª col. Grupo B x 2ª col. Grupo A
Série B:
Jogo 1: 3ª col. Grupo A x 4ª col. Grupo B
Jogo 2: 3ª col. Grupo B x 4ª col. Grupo A
Final:
Jogo 3: Venc. Jogo 1 x Venc. Jogo 2
2º DIVISÃO:
2ª FASE
Serão formado dois grupos que jogarão entre si dentro do grupo, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a semi final.
Grupo A Grupo B
9ª col. 10ª col
12ª col. 11ª col.
14ª col. 13ª col.
Semi final:
Jogo 1: 1ª col. Grupo A x 2ª Col. Grupo B
Jogo 2: 1ª col. Grupo B x 2ª Col. Grupo A
Final:
Jogo 3: Venc. Jogo 1 x Venc. Jogo 2
3º DIVISÃO:
1º FASE: Turno unico, jogando todos contra todos.
EQUIPES: AJAX/MARCELÃO; BARBERIA BIGATON FC; BLINDE SEGURANÇA ELETRONICA; MALVADÕES; BIRITUBENSE FC; CONLIMÃO/PALESTRA; CASTILA / ARMADILHA; PELENOPE CHARMOSA; LIBERTAD.
2ª FASE:
Serão formado dois grupos que jogarão entre si dentro do grupo, classificando-se para as quartas de final as quatro primeiras colocadas de cada grupo.
Grupo A Grupo B
1ª col. 2ª col.
4ª col. 3ª col.
6ª col. 5ª col.
7ª col. 8ª col.
9ª col.
QUARTAS DE FINAIS:
JOGO 1: 1º COL. Grupo A X 4º COL. Grupo B
JOGO 2: 1º COL. Grupo B X 4º COL. Grupo A
JOGO 3: 2º COL. Grupo A X 3º COL. Grupo B
JOGO 4: 2º COL. Grupo B X 3º COL. Grupo B
SEMI-FINAL:
JOGO 5: VENC. JG 1 X VENC. JG 4
JOGO 6: VENC. JG 2 X VENC. JG 3
FINAL:
JOGO7: VENC. JG 5 X VENC. JG 6
4º DIVISÃO:
1º FASE:
Grupo único que jogarão entre si.
ÁGUA BRANCA; HYSBORNIA TG; CALYPSO; RB PIRACICABA; CSB; AMIGOS COSTA PRADO; VIP; BOLADOS; FELAS FC; CONLIMÃO / INSURE; ESKUADRÃO; LYON;
2º FASE:
Serão formados 3 (três) grupos de quatro equipes, que jogarão entre si dentro do grupo, classificando se o 1º e 2º colocado de cada grupo e os dois melhores 3º colocado. Havendo empate nos 3º colocados por pontos, estará classificado para a quartas de final o melhor colocado da 1º fase.
GRUPO A: GRUPO B: GRUPO C:
1º Colocado 2º Colocado 3º Colocado
6º Colocado 5º Colocado 4º Colocado
7º Colocado 8º Colocado 9º Colocado
12º Colocado 11º Colocado 10º Colocado
QUARTAS DE FINAL:
JOGO 1: 1º Col. Do gr A X Melhor 3º Colocado
JOGO 2: 1º Col. Do gr B X 2º melhor 3º Col.
JOGO 3: 1º Col. Do gr C X 2º Col. do GR B
JOGO 4: 2º Col. Do gr C X 2º Col. do GR A
SEMI FINAL:
JOGO 5: VENC. DO JG 1 X VENC. DO JG 3
JOGO 6: VENC. DO JG 2 X VENC. DO JG 4
FINAL:
JOGO 7: VENC. DO JG 5 X VENC. DO JG 6
22/11 - NÃO HAVERÁ RODADA
13/12 - SERÃO REALIZADAS AS CINCO FINAIS
IV – DO CRITÉRIO DE DESEMPATE
Art. 33 Havendo empate entre 02 equipes, aplica-se os seguintes critérios para desempate:
1ª FASE:
1º critério: Confronto direto entre as equipes
2º critério: Maior número de vitórias
3º critério: Maior saldo de gol
4º critério: Maior número de gols pró
5º critério: Menor número de gols sofridos
6º critério: Sorteio OBSERVAÇÕES:
Empate na 1ª Fase entre 03 ou mais equipes:
a) Se uma das equipes empatadas vencer os confrontos, estará classificada.
b) posteriormente, serão observados dos itens 02 à 06 do item A.
CRITÉRIO DE DESEMPATE NA 2º FASE E QUARTAS DE FINAIS DA 3º E 4º DIVISÃO:
- A equipe melhor colocada na 1º fase estará classificada para a semi final.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE NAS SEMI FINAIS E FINAIS: Havendo empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de três penalidades máximas alternadas ou até se conhecer o vencedor.
XI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 35 Os vencedores do Campeonato serão premiados a critério da Diretoria do Clube, bem como os artilheiros e goleiros menos vazados.
Art. 36 Cabe ao árbitro aplicar as regras, relatando todas as ocorrências da partida em seu relatório, entregando a quem de direito, até 24 horas após o jogo.
Art. 37 O CCRCC não se responsabiliza por acidentes ou danos que possam ocorrer com os participantes da competição, inclusive com piercing e brincos e outros adereços de uso pessoal.
Art. 38 Qualquer mudança no regulamento, no decorrer do campeonato, terá de ter a aprovação da Comissão de Julgamento e Coordenação do Campeonato, informando as eventuais alterações às equipes e atletas posteriormente. Só haverá mudança de dias e horários de jogos divulgados no site por motivo de força maior, autorizado pela comissão de futebol.
Art. 39 As informações acerca de classificação, tabela de jogos, aplicação de cartões, artilharia, defesas menos vazadas, suspensão e outras, poderão ser acompanhadas pelo Site do Cristóvão Colombo, bem como através dos boletins afixados nos quadros de divulgação.
Piracicaba, Julho de 2025
Coordenação de Futebol