CENTRO CULTURAL E RECREATIVO CRISTÓVÃO COLOMBO

COPÃO DE FUTEBOL SOCIAL LIVRE/2016


REGULAMENTO



ARTIGO 01 – O Copão de Futebol Social Livre/ 2016, promoção do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, supervisão da Diretoria de Futebol e cujo desenvolvimento estará a cargo da Coordenação da Modalidade de Futebol, tendo como objetivo O PROJETO FUTEBOL ASSOCIADO.


II – DA PARTICIPAÇÃO

ARTIGO 02A equipe que disputar o Copão, será considerada automaticamente inscrita para disputar o Campeonato de Futebol Social Livre, desde que respeitado o número mínimo de 05 (cinco) e máximo de 16 (dezesseis atletas). A equipe que não disputou o Copão, não poderá disputar o campeonato.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A confirmação da inscrição dar-se-á pela efetiva participação na primeira rodada, em dia e hora previamente marcado e divulgado através de avisos afixados nos murais do Cristóvão, bem como através do site.

PARÁGRAFO SEGUNDO – A ausência da equipe na primeira rodada, presumir-se á desistência na participação no Copão. A presença de atletas em número inferior a 05 (cinco), não elide a presunção de desistência da equipe, tampouco caracteriza W.O.

PARÁGRAFO TERCEIRO – A ausência da equipe na primeira partida no Campeonato Livre, presume-se a desistência na participação do campeonato. Seus atletas inscritos no Copão ficarão impedidos de participar por outra equipe nos Campeonatos de Futebol Social Livre 2016. A presença de atletas em número inferior a 05(cinco), não elide a presunção de desistência da equipe, tampouco caracteriza W.O.

PARÁGRAFO QUARTO – Fica facultado a equipe inscrever novos atletas, desde que respeitado o máximo de 16 (dezesseis), até a última rodada da 1º Fase do Copão, inclusive inscrição de técnicos.


III – DAS INSCRIÇÕES

ARTIGO 03 – O Atleta ou Técnico que participar do Copão fica vinculado a equipe na qual foi inicialmente inscrito, não podendo o atleta disputar em qualquer hipótese por outra equipe até o término do Copão. O Técnico poderá se inscrever por várias equipes, porém, se for suspenso em uma equipe, ficara impedido de atuar em todas as equipes que esteja inscrito.

O atleta que tiver seu nome constando na súmula:-

1) A.N. - Poderá participar da partida e terá até a próxima terça-feira após o jogo para regularizar a situação na secretaria, sob pena de perder os pontos do jogo se houver. Se o atleta não regularizar a situação na secretaria, o mesmo estará impedido de participar na próxima partida.

2) NÃO ATIVO SECRETARIA – O atleta não poderá participar da partida.


ARTIGO 04 – Os atletas obrigatoriamente serão inscritos pôr equipes no departamento de futebol de segunda a quinta feira das 09h as 20h, registrados em súmulas específicas para tal finalidade desde que nascidos até 2000.






IV – DAS EQUIPES E ATLETAS


ARTIGO 05 – A partida será disputada pôr duas equipes, cada uma composta de 07 (sete) jogadores no máximo, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro e 05 (cinco) jogadores no mínimo para iniciar a partida.


ARTIGO 06 – Nunca uma partida deverá ser iniciada com menos de 05 (cinco) atletas nas equipes, e nem ser prosseguido a mesma, se uma das equipes ficarem reduzidas a 04 (quatro) atletas, sejam pôr motivos quaisquer.


ARTIGO 07 – As equipes serão obrigadas a fazer 40 (quarenta) minutos de jogo. Não obtendo este tempo, a equipe será perdedora por W.O.

ARTIGO 08 – Se uma partida for interrompida antes de terem sido completadas 2/3 da mesma (40 minutos), por más condições do campo de jogo, esta será reiniciada posteriormente do momento da sua paralisação. Após este tempo o resultado será mantido. Os cartões amarelos e vermelhos e os gols serão mantidos.


ARTIGO 9 – A equipe que no decorrer de uma partida, ficar reduzida a menos de 05 (cinco) jogadores, será considerada perdedora pôr 1X0 se estiver vencendo ou empatando a partida. Se estiver perdendo a partida, será mantido o resultado do momento da paralisação.


ARTIGO 10 – Poderão fazer parte do jogo, isto é, permanecerem dentro do recinto do campo de futebol, os seguintes:-


A – Para poder participar da partida, os jogadores deverão se apresentar UNIFORMIZADOS, camisas iguais inclusive patrocínio e com números diferentes nas costas, calções e meias iguais, exceto os goleiros que deverão jogar com camisas diferentes dos demais, não sendo obrigatório o número, sob pena de perdas de pontos na partida. Os pontos passarão para o adversário.


B - Os atletas que não estiverem uniformizados corretamente e participarem da partida ou como técnico serão encaminhados para a Comissão de Futebol, podendo ser punidos.


C – Dois técnicos permanentes de cada equipe, identificado e sócios. Se um dos técnicos for expulso, o outro não poderá participar da mesma partida. Somente poderá participar da partida um técnico por equipe.


D – Proibido o uso de chuteiras. Se o atleta se recusar a trocar de calçado, o mesmo irá a julgamento e a equipe perderá os pontos do jogo se houver, em favor do adversário.


E – Se um atleta ou técnico estiver irregular e participar da partida a equipe perderá os pontos se houver e o atleta irá a julgamento. Os pontos passarão para o adversário.


F – Qualquer irregularidade dos itens acima deverá ser comunicada ao árbitro pelo representante da equipe interessada e anotado na súmula.






V – DO W. O.

Será considerado W.O., a equipe que não se apresentar no horário estabelecido, sendo que os atletas que estiverem constados na súmula, desde que igual ou inferior a quatro e os impedidos por partida e data, não sofrerão punição, somente não poderão se inscrever por outra equipe até o final do Copão e poderão se inscrever um em cada equipe no campeonato livre 2016, sendo que os não citados, não poderão participar do campeonato livre 2016 depois de homologados pela Comissão de Futebol. Os resultados da equipe infratora do W.O. serão anulados dentro da Fase do ocorrido, inclusive os gols, os cartões amarelos e vermelhos serão mantidos. Se o jogo for iniciado, não poderá haver reclamação do W.O. Serão aceitos atestados médicos e recursos, desde que apresentados até 96 horas após o W.O protocolados na secretaria do clube.


VI – DA TABELA – HORÁRIOS


ARTIGO 11 – A programação oficial do Copão C.C.R.C.C. de Futebol Social/ 2016, como a tabela dos jogos, os respectivos horários e campos, serão determinados pela Coordenação do Copão, cujos jogos serão realizados aos Sábados a tarde, Domingos pela manhã, podendo ser marcado jogos durante a semana a noite e feriados, algumas rodadas poderão ter horários especias.


Horários dos Jogos

Sábado Domingo

13:45 horas 08:45 horas

14:45 horas 10:00 horas

16:00 horas

17:00 horas


Haverá tolerância de 15 minutos para o 1º jogo, não havendo o jogo anterior à tolerância passará para o jogo seguinte.

Não haverá rodada nos dias 26 e 27 de Março

23 e 24 de Abril

28 e 29 de Maio.


ARTIGO 12 – O tempo de duração de uma partida é de 60 (sessenta) minutos, divididos em dois períodos de 30 minutos, com 10 minutos de intervalo entre ambos.



















VII – DAS DISPUTAS


ARTIGO 13 – O Copão CCRCC de Futebol Social Livre/2016, será disputado da seguinte forma:


Série Ouro

1ª Fase – Serão formados 02 grupos de 09 equipes que jogarão entre si dentro dos grupos, classificando-se as 08 primeiras colocadas de cada grupo para as oitavas de finais.


Grupo A:- E.C. Villa Real – Footbeer/Ufa - Galeria dos Colchões – Independência Pneus – Inter Pira – Joga 10/Spartaque – Porkada FC. - Pistão Travado – Sensação.


Grupo B:- A.A.Cara Leões/Revelação – Bate Bola FC/FN Contabilidade - D´Gol –Lajes Romanini/Biatex/DG - Lá e Cá – Martini Fut e Amigos/ Sr Enfartados/Grupo Stefanini – Katados/Paulista– Romanini/Embrapllan – Só Cachaça FC



Oitavas de Finais

Jogo 1 - 1º Colocado do grupo A X 8º Colocado do grupo B

Jogo 2 – 2º Colocado do grupo A X 7º Colocado do grupo B

Jogo 3 – 3º Colocado do grupo A X 6º Colocado do grupo B

Jogo 4 – 4º Colocado do grupo A X 5º Colocado do grupo B

Jogo 5 – 5º Colocado do grupo A X 4º Colocado do grupo B

Jogo 6 – 6º Colocado do grupo A X 3º Colocado do grupo B

Jogo 7 – 7º Colocado do grupo A X 2º Colocado do grupo B

Jogo 8 – 8º Colocado do grupo A X 1º Colocado do grupo B

Quartas de Finais

Jogo 9 – Vendedor do jogo 1 X Vencedor do jogo 4

Jogo 10 – Vencedor do jogo 2 X Vencedor do jogo 3

Jogo 11 – Vencedor do jogo 5 X Vencedor do jogo 8

Jogo 12 – Vencedor do jogo 6 X Vencedor do jogo 7


Semi Final

Jogo 13 – Vencedor do jogo 9 X Vencedor do jogo 12

Jogo 14 – Vencedor do jogo 10 X Vencedor do jogo 11


Final

Jogo 15 – Vencedor do jogo 13 x Vencedor do jogo 14













Série Prata


1ª Fase – Serão formados 02 grupos de 10 equipes que jogarão entre si dentro dos grupos, classificando-se as 08 primeiras colocadas de cada grupo para as oitavas de finais.


Grupo A:-

7 Copa – Audtec Contabil Master - Cucão – E.C. São Dimas – Fute Fogo - Gesso 2 Irmãos FC. - Palestra - Os Problemas - Paiva Lustres - VM


Grupo B:- Agua Branca/Joga Facil - Al Jazheera - Los Kanalhas - Nacional/ConLimão – PF – São Dimais – Só Nelas/Inforçato Assessoria – Eskuadrão - T D P – XVzão FA/Esporte Total



Oitavas de Finais

Jogo 1 - 1º Colocado do grupo A X 8º Colocado do grupo B

Jogo 2 – 2º Colocado do grupo A X 7º Colocado do grupo B

Jogo 3 – 3º Colocado do grupo A X 6º Colocado do grupo B

Jogo 4 – 4º Colocado do grupo A X 5º Colocado do grupo B

Jogo 5 – 5º Colocado do grupo A X 4º Colocado do grupo B

Jogo 6 – 6º Colocado do grupo A X 3º Colocado do grupo B

Jogo 7 – 7º Colocado do grupo A X 2º Colocado do grupo B

Jogo 8 – 8º Colocado do grupo A X 1º Colocado do grupo B


Quartas de Finais

Jogo 9 – Vendedor do jogo 1 X Vencedor do jogo 4

Jogo 10 – Vencedor do jogo 2 X Vencedor do jogo 3

Jogo 11 – Vencedor do jogo 5 X Vencedor do jogo 8

Jogo 12 – Vencedor do jogo 6 X Vencedor do jogo 7



Semi Final

Jogo 13 – Vencedor do jogo 9 X Vencedor do jogo 12

Jogo 14 – Vencedor do jogo 10 X Vencedor do jogo 11



Final

Jogo 15 – Vencedor do jogo 13 x Vencedor do jogo 14














Série Bronze

1ª Fase – Serão formadas 04 grupos de 09 equipes cada grupo que jogarão entre sí dentro dos grupos, classificando-se para as oitavas de finais as 04 primeiras colocadas de cada grupo.


Grupo A:- Auto Posto Costa Prado/Crislen – Bernabeu-Varanda - Bola 7 - Calypso 10 - CSB – Mirna Eterno - Nova Geração Futebol e Samba - Só Coberturas FC – Tio Fa FC -


Grupo B:- Amigos e Cia – Armadilha FC Noitada e Samba- Bate Bola FC M12 – Caçulinhas F.A.M – Dama Tereza - Easy Way Idiomas - Hysbornya - JNS – Zap Gol/Agua Branca -


Grupo C:- Comboios FC – Edge FC - Engov FC – Gremio Santa Rosa – Platense/ Galileu Grill - Máfia – Moia a Guela – Poliart – Real Futebol Society


Grupo D:- Amigos do Amigão - Bolados – Cachaçamba - El Peñarol - Dypylek - EC Larense FB – Legião FC/Posto Resendão - Só Cachaça “B” - Só Canelas



Oitavas de Finais

Jogo 1 – 1ª Colocado do Grupo A X 4º Colocado do grupo B

Jogo 2 – 1ª Colocado do Grupo B X 4º Colocado do grupo A

Jogo 3 – 1ª Colocado do Grupo C X 4º Colocado do grupo D

Jogo 4 – 1ª Colocado do Grupo D X 4º Colocado do grupo C

Jogo 5 – 2ª Colocado do Grupo A X 3º Colocado do grupo B

Jogo 6 – 2ª Colocado do Grupo B X 3º Colocado do grupo A

Jogo 7 – 2ª Colocado do Grupo C X 3º Colocado do grupo D

Jogo 8 – 2ª Colocado do Grupo D X 3º Colocado do grupo C



Quartas de Finais

Jogo 9 - Vencedor do jogo 1 X Vencedor do jogo 8

Jogo 10 – Vencedor do jogo 2 X Vencedor do jogo 7

Jogo 11 – Vencedor do jogo 3 X Vencedor do jogo 6

Jogo 12 – Vencedor do jogo 4 X Vencedor do jogo 5


Semi Final

Jogo 13 – Vencedor do jogo 9 X Vencedor do jogo 12

Jogo 14 – Vencedor do jogo 10 X Vencedor do jogo 11



Final

Jogo 15 – Vencedor do jogo 13 X Vencedor do jogo 14









ARTIGO 15 – CRITÉRIO DE DESEMPATE

A – Empate na 1ª Fase entre 02 equipes:-

01 – Confronto direto entre as equipes empatadas

02 – Maior número de vitórias

03 – Maior saldo de gols

04 – Maior número de gols pró

05 – Menor número de gols contra

06 – Sorteio


Complemento desempates

OBS: Empate na 1ª Fase entre 03 ou mais equipes

B – Se uma das equipes empatadas vencer os confrontos, estará classificada.

C – Serão observados dos itens 02 à 06 do artigo 16.


CRITÉRIO DE DESEMPATE NAS OITAVAS DE FINAIS, QUARTAS DE FINAIS, SEMIFINAIS, FINAL.

Havendo empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de três penalidades máximas alternadas ou até se conhecer o vencedor.


VIII – DAS DISCIPLINAS

ARTIGO 16 – As transgressões, infrações ficam subordinadas as regras do futebol social, ficando divididas em:- faltas técnicas, faltas pessoais, faltas disciplinares, as quais serão punidas pela arbitragem do jogo, e acumulará as faltas individuais e também as faltas coletivas.


ARTIGO 17 – Ficam estabelecidos os seguintes cartões:-

Cartão Amarelo – A cada 03 (três) cartões amarelos, o atleta ficará suspenso 01 (uma) partida.


Cartão Vermelho – A cada cartão vermelho recebido, será expulso do jogo, automaticamente suspenso da primeira ou próxima partida de sua equipe, e julgado pela Comissão de Julgamento de Futebol, podendo receber outras punições.


ARTIGO 18 – O atleta que cometer 05 (cinco) infrações durante um jogo será desqualificado, podendo ser substituído.


ARTIGO 19 – A equipe que cometer 07 (sete) infrações coletivas pôr período de jogo, sofrerá a cada infração do mesmo período falta com cobrança direta sem barreiras, em local específico cobrada pôr qualquer atleta da equipe.


ARTIGO 20 – Além das penas disciplinares no setor esportivo, os infratores a critério da Comissão de Julgamento de Futebol poderão ter seus processos encaminhados a Comissão Família do Clube.


ARTIGO 21 – Todo e qualquer recurso deverá ser encaminhado a Comissão de Julgamento de Futebol do Copão até o dia da próxima reunião da Comissão. O mesmo deverá ser protocolado na secretaria do clube junto com a súmula do jogo.





IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


ARTIGO 22– Os vencedores do Copão serão premiados a critério da Diretoria do Clube.


ARTIGO 23 – Quando duas equipes jogarem com uniformes iguais ou semelhantes, a equipe visitante trocará as camisas pôr outras fornecidas pelo clube.


ARTIGO 24– Os árbitros usarão obrigatoriamente uniformes completos, cujas arbitragens e comportamentos em todos os jogos serão alvo de apreciamento e julgamento pôr parte da Comissão de Julgamento de Futebol.


ARTIGO 25 – Serão zerados os cartões amarelos para as Quartas de Final. Se um atleta receber o 3º cartão amarelo nas oitavas de finais, o mesmo ficara impedido por 1 (uma) partida.


ARTIGO 26 – Cabe ao árbitro aplicar as regras, relatando todas as ocorrências da partida em seu relatório, entregando a quem de direito, até 24 horas após o jogo.


ARTIGO 27 – O CCRCC não se responsabiliza por acidentes ou danos que possam ocorrer com os participantes da competição, inclusive com pircing e brincos.


ARTIGO 28 – Qualquer mudança no regulamento terá que ter aprovação da coordenação do Copão.


ARTIGO 29– Após o jogo, o responsável de cada equipe, poderá se dirigir até a mesa do representante para conferir e assinar a súmula, com relação a cartões aplicados e gols marcados.


ARTIGO 30 – As equipes que deram W.O. e as equipes da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Divisão que disputaram o Campeonato em 2015 e não se inscreveram em 2016, não poderão utilizar o nome por 3 (três) anos. Seus atletas poderão participar 2 (dois) em cada equipe.

Exceto as equipes que disputarem a 1º divisão que poderão inscrever quantos atletas forem necessários, das equipes extintas de 2015.


ARTIGO 31 – As informações sobre classificação, tabela de jogos, aplicação de cartão, artilharia, defesa menos vazada, suspensão e outras, poderão ser acompanhadas pelo Site do Cristóvão Colombo, bem como através dos boletins afixados nos quadros de divulgação.


ARTIGO 32 – Toda Rodada divulgada e adiada, passará para o final da tabela.


ARTIGO 33 – Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos em primeira instância pela Comissão de Julgamento de Futebol e em Segunda instância pela Diretoria de Futebol, e em terceira instância pela Diretoria do Clube.


ARTIGO 34 – A Comissão de Julgamento de Futebol se reunirá toda Segunda feira a partir das 19.30 horas na Sede Campestre do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo.


Piracicaba, Fevereiro de 2016

Coordenação de Futebol